Sobre o Projeto Xingu


O Projeto Xingu é um projeto de extensão universitária do Departamento de Medicina Preventiva, da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Teve início em 1965 quando, a convite de Orlando Villas Boas, Diretor do Parque Indígena do Xingu (PIX), um grupo de médicos da Escola Paulista de Medicina foi avaliar as condições de saúde dos povos indígenas lá presentes. Esta visita marca o início de um programa de saúde que se estende até os dias atuais e da colaboração de uma escola médica na assistência aos povos indígenas.

A partir da avaliação das condições de saúde da população e do quadro epidemiológico reinante, ficou evidente para a equipe a necessidade de se desenvolver um programa de saúde que incluísse medidas curativas e preventivas e que tivesse assegurada sua continuidade, proposta esta que recebeu plena acolhida por parte de Orlando. Nesses 49 anos, o Projeto Xingu passou por diversas etapas buscando, de um lado, responder às novas e crescentes demandas sanitárias consequentes à experiência de contato dos povos xinguanos com a sociedade nacional e, de outro, colaborar na luta para incluir, de forma diferenciada, a saúde indígena no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho do Projeto Xingu tem como eixos organizadores a formação de profissionais indígenas e não indígenas; a participação social e a Atenção Básica à Saúde dos Povos Indígenas. As atividades se diversificaram e a equipe do Projeto Xingu se ampliou para dar conta das novas demandas apresentadas pela SESAI, Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o próprio Ambulatório do Índio. Seguem abaixo algumas características do trabalho e atividades realizadas.

 

PRINCIPIOS NORTEADORES

São princípios norteadores do trabalho a interculturalidade, integralidade e intersetorialidade, expressos nos cursos de formação profissional e capacitação, considerando indígenas e não-indígenas, e na organização diferenciada dos serviços locais de saúde, articulados ao Sistema Único de Sáude (SUS).

 

MISSÃO e VISÃO

 

VALORES