AÇÕES EDUCATIVAS E COMUNICAÇÃO DE RISCO

Voltar

 

Neste projeto, um dos objetivos é prover conhecimento técnico e capacitação prática aos profissionais de saúde indígena para que possam, de acordo com suas atribuições, atuar de forma segura e oportunizar o acesso às informações e tecnologias de trabalho para os profissionais indígenas de saúde para o enfrentamento das doenças respiratórias agudas nas comunidades indígenas. Outro objetivo também é desenvolver conhecimentos e habilidades aos profissionais de saúde indígena para que possam atuar de forma adequada no contexto do enfrentamento da Covid-19.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de saúde ou atuantes na área da saúde, lideranças indígenas e não indígenas que atuam em áreas indígenas e/ ou nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, organizações indígenas e indigenistas, universidades e municípios. Será dada prioridade aos profissionais do TI Xingu e TI Panará, no contexto desta parceria.

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS:

✓ Nas comunidades: rodas de conversa, aconselhamento individual, divulgação sistematizada de material educativo, preferencialmente por via digital. Aconselhamento individual e familiar em situações de atendimento e vacinação;

✓ Com os agentes indígenas de saúde e profissionais indígenas de saúde: oferta de curso online sobre o tema, acompanhamento presencial e online das situações de atendimento, suporte no manejo de casos, suporte médico e solução de dúvidas, atualização de protocolos.

✓ Com os profissionais de saúde em geral: Capacitações e oficinas presenciais com carga horária mínima de 30 horas para aprofundamento da temática da abordagem das infecções respiratórias, com ênfase à Covid-19. Preparação teórica e prática para o trabalho vacinal nos TI Xingu e TI Panará.

AÇÕES EM CAMPO

Veja abaixo a ação que ocorreu no Polo Pavuru no Território Indígena do Xingu:

COMUNICAÇÃO DE RISCO

Veja abaixo alguns cards produzidos para o diálogo nos grupos de Whatsapp: