A Covid-19 foi reconhecida como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2020. Em janeiro de 2023 foram identificados no mundo mais de 660 milhões de casos e mais de 6,70 milhões de mortes. Já no Brasil, foram mais de 37 milhões de casos e mais de 700 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde.
Os povos indígenas no Brasil também foram muito afetados pela pandemia! De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a APIB, foram confirmados mais de 75.000 casos de Covid-19, mais de 1300 mortes e aproximadamente 162 povos foram afetados. E de acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena, a SESAI, todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas foram afetados.
Contexto
Os dois primeiros anos da pandemia foram de muito sofrimento para todos os povos. Muitos foram os desafios para tentar controlar a Covid-19, especialmente nas áreas remotas e nas comunidades indígenas, onde o acesso aos serviços de saúde é mais difícil.
Entre os povos indígenas ocorreram muitas mortes, principalmente de idosos, que levaram com eles conhecimentos preciosos sobre a cultura, saberes tradicionais e a identidade de cada povo. Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz confirmou uma maior mortalidade e letalidade por Covid-19 em indígenas, quando comparadas às de não indígenas, evidenciando as negligências históricas na atenção à saúde desses povos.
Mesmo assim, muitos povos protagonizaram estratégias próprias para o enfrentamento da pandemia, através de:
- uso de remédios tradicionais da medicina indígena;
- instalação de barreiras sanitárias;
- realização de isolamento em seus territórios.
Contexto
Atuação do Projeto Xingu no enfrentamento da Covid-19
Além disso, diversas instituições governamentais e não governamentais também atuaram em conjunto com as comunidades indígenas na prevenção e no controle da Covid-19, como por exemplo no apoio a:
- Criação de unidades de atenção primária indígena (UAPI)
- Ampliação dos pontos de internet e radiofonia
- Compra e doação de alimentos
- Doação de equipamentos e materiais de saúde
- Capacitação das equipes de saúde
- Produção de materiais educativos e informativos
O Projeto Xingu da Unifesp apoiou os povos indígenas do Território Indígena do Xingu e da Terra Indígena Panará e uniu suas forças com outras instituições no enfrentamento da pandemia nas comunidades.
Conheça a seguir as ações desenvolvidas
Primeira fase
Comitê Interinstitucional
Grupos de Whatsapp
Comitê Interinstitucional
O Projeto Xingu participa da criação do comitê interinstitucional para o enfrentamento da Covid-19 com os seguintes parceiros: Instituto Socioambiental (ISA), DSEI Xingu, Associações indígenas, Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) e FUNAI. O grupo realizou reuniões virtuais semanais ao longo de 2020 e 2021 para o planejamento de ações e reorganização da assistência à saúde frente às demandas da Covid-19 no Território Indígena do Xingu (TIX).
Grupos de Whatsapp
São criados grupos de whatsapp com professores indígenas, agentes indígenas de saúde e de saneamento e grupos étnicos com a participação de lideranças e antropólogos, para o compartilhamento de informações sobre a Covid-19 no território e envio de materiais audiovisuais educativos.
Curso sobre Covid-19
boletins informativos
Curso sobre Covid-19
Nesta fase, o Projeto Xingu elaborou um curso na modalidade a distância sobre o enfrentamento da Covid-19 no contexto da saúde indígena para profissionais de saúde do país todo. Para que o curso fosse acessível aos indígenas dentro de seus territórios, foi adaptado para veiculação via whatsapp.
Produção de boletins informativos
O Projeto Xingu e o ISA iniciam a produção de boletins informativos semanais sobre a situação da Covid-19 no TIX e nos municípios do entorno. Foram produzidos 62 boletins e veiculados via whatsapp.
Junho de 2020: primeiro caso de Covid-19 registrado no TIX
Doação de equipamentos e insumos
Produção de documentos Técnicos
Doação de equipamentos e insumos
Início das doações de medicamentos, EPIs, concentradores de oxigênio, freezer para vacinas e outros insumos médicos hospitalares pelo Projeto Xingu para distribuição no TIX.
Produção de documentos Técnicos
Foram produzidos em conjunto com o DSEI Xingu os seguintes documentos técnicos:
- Guia assistencial para atendimento de casos de síndrome gripal e de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
- Guia multiprofissional com orientações técnicas sobre biossegurança para profissionais de saúde, limpeza e transporte.
- Fluxogramas para a vigilância em saúde e instrumentos de coletas de dados, além de cadernos de notificações.
Cards e Vídeos
Foram produzidos e veiculados mais de 60 cards e vídeos com informações relevantes sobre prevenção e os riscos de transmissão da Covid-19.
Veja a seguir alguns temas que já foram abordados no grupo e também convidados que já participaram dos encontros:
PODCAST: "VOZES DO XINGU"
Rede de Comunicação e de Energia
PODCAST: "VOZES DO XINGU"
O Projeto Xingu e o ISA produziram 4 podcasts que abordaram medidas de isolamento e proteção da Covid-19 com a participação de profissionais de saúde indígena e não indígenas e lideranças.
Rede de Comunicação e de Energia
No contexto da parceria entre Projeto Xingu, ISA e ATIX foi estruturada uma rede de comunicação e energia com a instalação de pontos de internet nas aldeias, doação de geradores, placas solares e rádios de comunicação.
SEGUNDA FASE
A criação das UAPIs
Doações
A criação das UAPIs
Foram instaladas no TIX, Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) que foram locais destinados ao tratamento e acompanhamento de casos de Covid-19.
Os profissionais de saúde foram capacitados, virtualmente e presencialmente, para o manejo da Covid-19 no território, para o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos médico-hospitalares, como os concentradores de oxigênio, máscaras para fornecimento de oxigênio e testes diagnósticos de Covid-19.
Doações
O Projeto Xingu apoia com doações de alimentos e equipamentos às comunidades indígenas que se decidiram se isolar em acampamentos na floresta para proteção de suas famílias contra a Covid-19.
Outros Apoios
Apoio técnico às equipes de saúde na vigilância em saúde e manejo de pacientes com Covid-19 realizado presencialmente e à distância;
Realização de reuniões periódicas com os profissionais de saúde das EMSI, lideranças e controle social;
Apoio logístico a alguns especialistas indígenas para a coleta, produção e distribuição de remédios tradicionais indígenas.
TERCEIRA FASE
Início da vacinação contra a Covid-1
Apoio à vacinação contra a Covid-19 no TIX através da participação de profissionais de saúde da equipe do Projeto Xingu que ao mesmo tempo, realizavam rodas de conversa sobre temas relacionados à vacinação e esclarecimentos sobre as fakenews.
Apoio aos DSEIs
Realização de capacitações presenciais para 226 profissionais que atuam nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas sobre o tema Sala de Vacina, no contexto da Saúde Indígena, incluindo as especificidades das vacinas de Covid-19.
As capacitações tiveram continuidade através do apoio técnico remoto aos profissionais de saúde dos DSEI para manutenção das atualizações e recomendações das vacinas de Covid-19 e também para esclarecimentos de dúvidas sobre esquemas vacinais e manejo dos eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização, visando a qualidade do trabalho e a segurança dos profissionais nos territórios indígenas.
QUARTA FASE
Tecendo Parcerias
O Projeto Xingu e o ISA iniciam uma parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID, para uma nova fase do enfrentamento da Covid-19 no TIX e na Terra Indígena Panará.
A parceria envolveu principalmente:
Contratação de novos profissionais para atuação no TIX
Elaboração de materiais educativos
Atualização do Curso sobre Covid-19
Capacitação de profissionais indígenas
Doação de materiais e insumos
Produção de Materiais Educativos
Foram produzidos banners com calendário vacinal, discos vacinais e um jogo de tabuleiro para trabalhar de forma lúdica e coletiva os conceitos e condutas norteadoras para o manejo e prevenção da Covid-19 e outras Síndromes Gripais.
Jogo da Saúde
Atualização do Curso Sobre Covid-19
Através da parceria foi possível atualizar o curso EAD sobre o “Enfrentamento da Covid-19 no contexto da Saúde Indígena” que havia sido ofertada pela primeira vez em 2020.
Foram atualizados diversos temas como o manejo clínico e a imunização contra a Covid-19.
Capacitação presencial de AIS e AISAN
Continuidade no apoio à imunização
Capacitação presencial de AIS e AISAN
Foram realizados 4 encontros de capacitação presencial para os AIS e AISAN utilizando a estratégia AIDPI Comunitário voltado para a atualização em síndromes gripais.
Junto às capacitações foram realizadas rodas de conversa com as comunidades sobre os tempos da Covid-19 e atendimentos psicológicos individuais.
Para saber mais, clique aqui (link para AIDPI Xingu).
Continuidade no apoio à imunização
A parceria também permitiu ampliar a participação de enfermeiras voluntárias no apoio à vacinação e também na reestruturação da cadeia de frio para manutenção das vacinas no território com instalação de placas de energia fotovoltaica, doação de freezers, termômetros e caixas térmicas. Além disso, foi mantido o apoio técnico remoto para os profissionais do TIX e da TI Panará.
Doação de Materiais e Insumos
Além das doações dos equipamentos para a vacinação, também foram adquiridos materiais e insumos para a saúde como por exemplo, gerador, oxímetro, nebulizadores, testes de Covid-19, termômetro digital, entre outros para doação ao DSEI Xingu.
"Nós estamos em um aprendizado, a pandemia acabou nos mostrando a importância de olhar e ver o coletivo. Eu gosto muito de uma fala do Ailton Krenak, quando ele diz que o vírus veio ocupar um espaço vazio de afeto que a gente construiu ao longo dos anos com o nosso individualismo. Acho que a gente precisa olhar mais para o lado e ser mais solidário. Aprendi também que algumas ferramentas tecnológicas que a gente usou na pandemia nos aproximou. Por exemplo, me senti muito mais próxima dos povos do Xingu fazendo áudios, reuniões virtuais, conversas, trabalhando a comunicação no WhatsApp com os agentes de saúde, professores, lideranças indígenas e com as equipes de campo. Tudo isso é possível fazer para além da pandemia. Outra coisa é o aprendizado de escutar os povos indígenas, que sempre falaram para a gente dessa relação maior que temos com a natureza e o que ela está nos dizendo, gritando para a gente mudar o nosso modo de olhar, de se relacionar com ela. Acho que a gente tem que aprender a lidar com isso na vida e a natureza está nos ensinando isso."
Sofia Mendonça - Coordenadora do Projeto Xingu