O ensino sobre populações tradicionais vem ganhando espaço nos currículos e debates acadêmicos, sendo um tema em crescente discussão nos cursos de formação em saúde. Contudo, a formação em saúde indígena ainda é pouco explorada em algumas universidades ou até mesmo inexistente no país.
O Projeto Xingu (PX) é o mais antigo projeto de extensão universitária em atividade no país, sendo referência em saúde indígena. Durante sua trajetória, o PX ofereceu aos alunos da UNIFESP estágios no Território Indígena Xingu (TIX). O estágio sempre funcionou como uma oportunidade para que os alunos pudessem compreender as particularidades das populações tradicionais que vivem no TIX.
Atualmente o PX em parceria com o DSEI Xingu, recebe mensalmente estudantes da graduação e residência dos cursos de medicina e enfermagem de todo o país. Dentre os residentes de medicina, destaca-se a maior participação da área de Medicina de Família e Comunidade.
Durante o estágio, temos como principais objetivos proporcionar o desenvolvimento de pessoas, promovendo o intercâmbio de experiências e reflexão compartilhada, apresentar a organização do serviço de saúde no TIX, explorar os princípios da atenção diferenciada aos povos indígenas e estimular o desenvolvimento de uma prática intercultural em saúde.
Entre os anos de 2021 e 2023, estagiaram no TIX 06 graduandos de medicina, 32 residentes de medicina de família e comunidade, 04 residentes enfermeiros de saúde da família e comunidade e 01 residente médico de outra área. No território, as equipes de saúde foram capacitadas para a recepção e preceptoria desses estagiários.
Para participar dos estágios, basta seguir o fluxo abaixo:
- Inicialmente, é necessário preencher um formulário (link abaixo), em seguida os formulários serão avaliados e respondidos via email.
- Após o aceite no estágio, é necessário participar do grupo de alunos (colocar o LINK PARA GRUPO DE ALUNOS) do Projeto Xingu/UNIFESP, que se reúne online quinzenalmente para discutir temas relevantes sobre os povos indígenas.
- No mês anterior ao estágio, o estagiário é incluído em um grupo de whatsapp para organização da viagem e discussão de materiais escritos e audiovisuais.
- Após o estágio, é necessário produzir um relatório e participar de uma reunião para realizar a devolutiva do estágio.
Para participar clique aqui e preencha o formulário